Coordenadores diocesanos e de pastorais refletem sobre seu papel

 

O secretariado executivo do Regional Centro-Oeste da CNBB promoveu no dia 15 de fevereiro um encontro com as Coordenações Diocesanas e das Pastorais com o objetivo refletir o papel da coordenação de pastoral na diocese, na pastoral especifica e também a relação destas instâncias evangelizadoras com o Regional. Estiveram presentes representantes de nove das doze dioceses do Regional e de oito pastorais, participaram também as presidências dos Conselhos Regionais de Presbíteros e de Diáconos, totalizando vinte e nove participantes.

Os presentes refletiram e partilharam sobre a experiência da coordenação pastoral em cada instância do Regional. A partir destas partilhas o assessor do encontro, Pe Ari Antônio dos Reis, retomou algumas incidências direcionando a reflexão para a compressão da relação do planejamento da pastoral e o papel do coordenador. Salientando que “a ação evangelizadora exige planejamento e tanto o coordenador diocesano quanto o de pastoral têm, entre outras responsabilidades, a tarefa de coordenar esta ação em consonância com o planejado, seja em nível regional, diocesano ou de uma pastoral específica”. Afirmou ainda que “planejamento pastoral e coordenação pastoral são processos muito próximos, uma vez que o planejamento para ser realmente eficaz e um instrumento de anuncio do Reino, precisa ser assumido por todos os agentes que pensaram e se empenharam na elaboração do Plano Pastoral”.

Pe. Ari ressaltou ainda, a importância da “unidade regional”, para que o Plano Pastoral, cujos objetivos, na maioria das vezes são decididos em assembleia, não se torne mais um documento a ser engavetado ou arquivado, mas seja uma meta a ser buscada por todas as pastorais e igrejas particulares que compõem o Regional, sem ferir a autonomia de nenhuma delas, mas mantendo o espírito de colegialidade que deu origem à CNBB.

Após a reflexão e partilha, o grupo definiu alguns pontos que serão apresentados na próxima reunião do CONSER que, se aprovados, se tornarão propostas para a Assembleia Regional de 2014. Ao final todos avaliaram positivamente o encontro e confirmaram a próxima reunião agendada para 13/09/2014. Logo em seguida todos fizeram a oração final.