Bispos discutem questões administrativas e pastorais na primeira reunião do Conser em 2014

 

Os membros do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste estiveram reunidos em sua sede, em Goiânia, durante os dias 24 a 26 de março. Participaram da reunião o Arcebispo de Brasília e do Ordinariado Militar, os Bispos de Jataí, Ipameri, Luziânia, Anápolis, Rubiataba e Mozarlândia, Uruaçu e São Luiz de Montes Belos, os dois Administradores das Dioceses de Formosa e de Itumbiara e o Secretário Executivo Regional. O Arcebispo de Goiânia e o Bispo de Goiás justificaram as ausências por motivo de doença e viagem, respectivamente. Participou ainda desta reunião o Bispo eleito, nomeado como Auxiliar de Brasília, Monsenhor Marconi, que será ordenado no próximo dia 12 de abril.

A Celebração Eucarística de abertura foi presidida por Dom José Luiz Majella, Presidente do Regional; na manhã do dia 25, Dom José Aparecido, Auxiliar de Brasília, presidiu a Santa Missa e na manhã do último dia Dom José Chaves, Bispo emérito de Uruaçu, presidiu a Missa de encerramento. Como é costume nestas reuniões, todos os dias os bispos recitaram a Liturgia das Horas com profunda devoção.

A reunião aconteceu envolta em reflexões e convivência fraterna entre os bispos. Foram tratados vários assuntos pertinentes ao ministério episcopal para este ano de 2014, especialmente os de âmbito administrativo e pastoral.

Como tema central da reunião e para aprofundar a reflexão da CF – 2014, que trata sobre o Tráfico Humano, foi convidado o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Rosa, que apresentou um diagnóstico da vulnerabilidade da região central do Brasil, no que se refere à exploração humana pelo trabalho escravo e pela prostituição. Sua apresentação é fruto da experiência de quinze anos no enfrentamento destes crimes em áreas rurais, pontos de prostituição (adulto e infantil) nas rodovias que cortam a região (GO e DF). O encontro contou também com a participação da Ir. Margaret e Sra. Flávia, da coordenação da Pastoral da Aids Regional (e Grupo AAVE), que falou do avanço da doença, atualmente entre os adolescentes e da atuação desta pastoral, através da informação e da formação de agentes que atuam nas diversas esferas sociais, destacando a importância destas informações também dentro da Igreja. Representando a CRB-Goiânia, esteve presente em um período da reunião, a Ir. Celina, que falou sobre o Projeto Vida o qual visa realizar um trabalho de prevenção ao tráfico humano e à exploração sexual durante o período da Copa do Mundo a ser realizada em julho no Brasil.

As reuniões do CONSER acontecem duas vezes ao ano dentro do território do Regional e uma durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida – SP. Desta forma os bispos têm a oportunidade de viverem a colegialidade na missão e sentirem a alegria do encontro e da partilhar de suas alegrias, dificuldades, desafios e esperanças.

O Episcopado do Centro Oeste reza pedindo a Deus que abençoe as igrejas particulares que compõem este Regional, bem como ilumine os trabalhos pastorais desenvolvidos por seus agentes, tendo em vista o crescimento na fé, no amor e na caridade de todo Povo de Deus.