Aconteceu nos dias 2 a 4 de maio, na Diocese de São Luís de Montes Belos (GO), o Encontro de Líderes da Juventude Missionária, acolhendo 75 jovens e assessores representantes das dioceses de Jataí, Ipameri, Barra do Garças e Arquidiocese de Brasília.
O Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé – Guilherme Cavalli, apresentou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, falando sobre as Famílias Missionárias, grupo missionário que pertence a Propagação da Fé e que está se tornando realidade no Brasil.
O secretário refletiu com os participantes as Bem-Aventuranças usando como referência as citações da Exortação Apostólica do Papa Francisco: Evangelii Gaudium.
A noite cultural foi realizada em parceria com o 3º Arraiá da IAM – Infância e Adolescência Missionária e JM de São Luís de Montes Belos. Na oportunidade os participantes conheceram as famílias e amigos dos grupos missionários da cidade anfitriã, bem como confraternizaram com os jovens de outras realidades dos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.
No domingo dia 04, Pe. Carlos Arantes – assessor da IAM e JM da Diocese de São Luís de Montes Belos, celebrou a Missa na Catedral São Luís Gonzaga, apresentando aos fiéis o Secretário da Obra da Propagação da Fé e os jovens missionários das dioceses participantes.
Foi possibilitada uma formação consciente ao chamado missionário de Cristo, que educa e reaviva essa vocação sublime de levar o Evangelho e o amor de Deus a todos os povos. Todos se manifestaram gratos pela oportunidade de participarem destes momentos de formação, interação, fé, conectividade e vivência de diferentes realidades durante os dias de encontro.
A avaliação geral foi positiva e os participantes afirmaram que foi uma oportunidade de trocar experiências com pessoas engajadas na missão em outras dioceses e estados, o que reavivou o ânimo para o agente missionário vivenciar sua missão em todos os níveis de atuação em suas bases.
Foi uma grande experiência, com bastante aprendizado e conhecimento. Assim, com grande alegria, todos voltam para suas comunidades de origem, inflamados pelo ardor missionário, impulsionados a construir um mundo melhor e mais justo para todos.