Mais uma vez a Festa do Natal une e reúne pessoas.
A primeira reunião daqueles que se encantaram com nascimento de Jesus se deu em torno de uma manjedoura onde o mistério se fez criança. Manjedoura é o local onde comem os animais. Foi em um destes locais que Jesus foi envolvido em faixas e aí foi reclinado (Cf Lc 2,7). A manjedoura passou a ter um grande significado para os cristãos, tornando-se o lugar simbólico onde nasce Jesus.
Manjedoura passou a ser cada pessoa, cada coração humano, cada família, cada comunidade… Todos dispostos a acolherem Jesus. Assim, os discípulos missionários de Jesus, através da ação evangelizadora, se tornam construtores de manjedouras.
Nosso Regional Centro Oeste através de seus arcebispos e bispos e dos organismos eclesiais que o compõe, quis construir manjedouras ao longo deste ano que vai chegando ao fim. Essas ações pastorais preparam o nascimento de Jesus em muitas vidas. Desta forma as Arquidioceses e Dioceses foram dinamizadas e fecundadas pelo Espírito Santo, os agentes de pastorais procuraram entrar nos mais variados locais da nova Belém para construir uma manjedoura para acolher Jesus.
Cumprimentamos a todos que, ao longo deste ano, cumpriram sua missão com zelo, amor, comunhão e alegria. Considerando a ação de cada pessoa podemos dizer que o nosso Regional está mais evangelizado.
A todos os irmãos e irmãs que vivem neste nosso Regional incentivamos a continuar perseverando na vivência dos valores do Evangelho e colaborando para que a paz seja buscada com grande alegria e esperança por todos.
Ao desejar-lhes Feliz Natal espero que todos possam sentir a alegria em amar o Deus-Menino, que se fez gente para nos tornar mais humanos. Sabemos que quanto mais humanos formos mais abertos estaremos para acolher a divindade.
Tornar-se manjedoura é se permitir, mais uma vez, ser visitado pelo grande mistério de Deus.
Feliz e Santo Natal!
Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo diocesano de Uruaçu e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB