Na manhã de 15 de agosto, foi celebrada a Solenidade de Ordenação Episcopal de Monsenhor Fabricio do Prado Nunes, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília (DF).
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, e teve como bispos ordenantes Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Dom Roque Paloschi, arcebispo metropolitano de Porto Velho. Dom Roque trabalhou em duas ocasiões com o então padre Fabrício: a primeira, em São Gabriel (RS), onde foi vigário da paróquia de origem do sacerdote; e a segunda, em Porto Velho (RO), quando o então capitão Fabrício exerceu o cargo de capelão militar do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Concelebraram a solenidade 21 bispos, entre os quais, o secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Francisco Agamenilton; e os arcebispos eméritos do Ordinariado Militar do Brasil (OMB), Dom Osvino José Both e Dom Fernando José Monteiro Guimarães. Também participaram dezenas de sacerdotes, em sua maioria capelães militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, provenientes de diversas guarnições do País.
Prestigiaram a solenidade o Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de diversos Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército e das demais Forças Armadas. Além dos Comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Palhares e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Barcelos.
Um dos momentos mais emocionantes ocorreu ao final da celebração, quando o General Tomás entregou a espada de oficial a Dom Fabrício, em gesto que simbolizou seu vínculo permanente com o Exército Brasileiro, instituição na qual exerceu o ministério de capelão militar e à qual permanece ligado como integrante da reserva.

Com a ordenação episcopal, Dom Fabrício passa a exercer o cargo de bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil.





