Bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, recebe condecoração da Bélgica

 

Neste sábado, 21 de março, o bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, será homenageado com a comenda A Ordem da Cora, conferida por sua magestado, o Rei da Bélgica, Philippe Leopoldo Luís Maria. A sessão Solene de entrega acontece no Centro Diocesano de Pastoral Luiz Ório, na Cidade de Goiás, às 19h30, e conta com a presença de diversas autoridades e do embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, além de lideranças pastorais da Diocese de Goiás, composta por 23 municípios goianos.

A Comenda é a segunda ordem do Reino da Bélgica e foi criada em 15 de outubro de 1897 pelo Rei Leopoldo II que era governante do Estado Livre do Congo. Seu objetivo, originalmente, era homenagear os feitos heroicos e serviço exemplar no Estado Livre do Congo. Em 1908, foi incorporada em todas as condecorações belgas como uma ordem colonial que reside na Ordem de Leopoldo.

Atualmente, a Ordem da Coroa é concedida aos cidadãos belgas que prestam relevantes serviços ao Estado belga, especialmente àqueles que promovem a vida e os direitos das pessoas.

No Brasil há mais de 33 anos, Dom Eugênio Rixen exerceu o sacerdócio nas cidades paulistas de Araçatuba, em Promissão e na Diocese de Lins. Foi reitor do Seminário Provincial e Instituto Teológico em Marília e coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de Lins, (SP). Foi eleito bispo auxiliar de Assis, (SP), em 1995 e, em 1998, foi nomeado bispo titular da Diocese de Goiás, após a renúncia de Dom Tomás Balduíno.

Como bispo de Goiás mantem seu compromisso com as causas dos trabalhadores do campo, dos povos indígenas e dos migrantes. Merece destaque, também, sua luta na Pastoral da Aids, com os dependentes químicos e pela preocupação com a Igreja que é voltada para o povo e não se fecha em si mesma.

Por telefone, Dom Eugênio falou à Assessoria de Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB, de sua alegria em receber a condecoração. “Para mim é motivo de alegria receber a Comenda; agradeço à Embaixada da Bélgica no Brasil que foi quem teve a iniciativa e também ao povo da nossa Diocese; digo que todos nós da Diocese de Goiás recebemos essa honraria, pois é fruto de um trabalho conjunto a favor dos mais pobres, pela Reforma Agrária, com a Comissão Pastoral da Terra (CPT); e junto aos dependentes químicos”, pontuou. No Regional Dom Eugênio é presidente da Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, que envolve todas as Pastorais Sociais da Igreja.