Pastorais Sociais e movimentos reafirmam compromisso nas lutas pela justiça

 

Cerca de 20 pessoas, representantes de pastorais e movimentos sociais e seis dioceses do Estado de Goiás e do Distrito Federal participaram nos dias 20 a 22 de março, do 1º Fórum das Pastorais e Movimentos Sociais, que aconteceu em Hidrolândia (GO). O evento foi pautado pela situação das lutas pela terra na Região Centro-Oeste, enfrentados por famílias do Movimento Sem Terra (MST) que também participaram do encontro.

Para o bispo de Ipameri e referencial para as Pastorais no Regional, dom Guilherme Werlang, o Fórum proporcionou importantes reflexões no âmbito social. “O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, nos ajudou a refletir sobre a relação Igreja e Sociedade a partir dos documentos do Concílio Vaticano II e sobre os pronunciamentos do papa Francisco pelo direito a terra, a teto e ao trabalho, além de dar destaque especial à Campanha da Fraternidade deste ano”, comenta.

Dom Guilherme avalia ainda que as Pastorais Sociais no Centro-Oeste precisam se animar-se para serem forças atuantes. “Temos recebido apoio dos bispos nas dioceses e nas bases, pela busca de uma sociedade mais justa e fraterna, para que possamos ser forças que vão ao encontro de maior transversalidade nas lutas sociais”.
No fim do encontro foi emitida uma mensagem na qual é manifestado o “Compromisso Social da Igreja e Fortalecimento das Lutas pela Justiça”, no sentido de rearticular e fortalecer a integração das Pastorais Sociais no Regional Centro-Oeste.

Leia a mensagem na íntegra. Clique aqui