Pastoral da Sobriedade realiza Assembleia Regional em Goiânia

 

Neste sábado (11) a Pastoral da Sobriedade do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal e Goiás) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza Assembleia, em Goiânia. Participam do evento, coordenadores diocesanos e paroquiais. O objetivo é rearticular a ação pastoral no regional.

“A partir desta Assembleia vamos resgatar informações sobre existência de grupos de autoajuda, comunidades terapêuticas e grupos paroquiais e diocesanos no sentido de identificar a atuação da pastoral no Regional Centro-Oeste”, comentou o coordenador regional Nilson Almeida Vieira. Com a Assembleia, as coordenações da pastoral, presentes no Estado de Goiás e no Distrito Federal deverão ser atualizadas.

Desafios

Alguns desafios estão presentes nessa nova etapa da Pastoral da Sobriedade, segundo Nilson, mas o principal deles é a formação dos grupos para atuar nas bases junto aos usuários de drogas. “Só podemos resgatar essas pessoas se a pastoral estiver organizada, com um corpo formado”, disse. “O nosso objetivo é resgatar os dependentes químicos, que vêm sendo destruídos de forma avassaladora, em nossas capitais e no interior”. Um ponto positivo, nesse desafio, é o apoio que a pastoral vem recebendo. “A articulação no Regional está bastante positiva porque a CNBB está fazendo essa ponte com as dioceses e bispos”, declarou.

A Pastoral

É uma ação pastoral conjunta e concreta da Igreja na prevenção e recuperação de dependentes químicos, cujo objetivo é a busca e integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação que, com a pedagogia de Jesus libertador, tem a missão de resgatar e reinserir os excluídos, propondo a mudanças de vida pela conversão.