Na última sessão da manhã desta segunda-feira, 20 de abril, da 53ª. assembleia geral da CNBB, os bispos apresentaram três listas de nomes para ocuparem os cargos de presidente, vice-presidente e secretário geral da Conferência. A prévia foi realizada por regionais e os bispos do Centro Oeste apresentaram seus nomes.
Logo depois da apresentação dos nomes em plenário, de pé, os bispos cantaram o “Veni Creator”. Em seguida, assistiram a um vídeo que explica o processo de votação em urnas eletrônicas. Há um controle individual do eleitor por meio de um cartão magnético. Cada uma das sessões eleitorais conta com um bispo na presidência e um na secretaria.
Os bispos, antes de começar o processo eleitoral, aprovaram o texto revisado das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE). Na semana passada, a assembleia pode se manifestar a respeito da atualização do texto.
As 12:02, dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB declarou encerrado o primeiro escrutínio das eleições. Os resultados parciais ficam apenas para o episcopado e serão divulgados os eleitos, no final do processo.