Aconteceu nos dias 13 a 15 de junho, no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia, o XX Seminário Bíblico-Catequético do Regional Centro-Oeste da CNBB, com o tema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5) o mesmo do Mês da Bíblia 2025. O encontro contou com a participação de 25 pessoas e contou com a presença do bispo responsável pela animação bíblico-catequética do regional, Dom Waldemar Passini Dalbello.
O assessor do seminário, Pe. Carlito Bernardes, doutor em Bíblia, destacou que o conteúdo aplicado durante o evento é muito importante e deve ser multiplicado nas bases. “Abordamos todas as temáticas na justificação, apresentamos tudo aquilo que São Paulo propõe sobre a doutrina da fé cristã, e todos participaram, ficaram gratos e acolheram a palavra de Deus e esperemos que realmente tudo aquilo que foi apresentado possa ser vivido nas perspectivas pastorais da paróquia e nas pastorais de cada um desses que vivenciaram o encontro. Da minha parte tenho que agradecer a confiança que me depositaram nesse trabalho de ensinar algo tão importante que é a palavra de Deus e espero também que a fé ensinada possa ter seus frutos na vida de santidade”.

Durante o encontro, o assessor tratou da vida, obras, história e legado de São Paulo; e apresentou as fontes para uma cronologia paulina (fontes bíblicas e extra-bíblicas). O padre entrou ainda em pontos fundamentais, como: a conversão de São Paulo, a concepção paulina de apostolado, São Paulo e os apóstolos, Jesus e São Paulo, os colaboradores e os opositores de São Paulo, teologia de São Paulo, a teologia da Carta, entre outros.

Fabrício, da Diocese de São Luís de Montes Belos, gostou da formação e disse que irá participar das próximas a serem realizadas. “Tive a honra de aprender mais sobre a Carta de São Paulo aos Romanos através das explicações do professor, nosso padre Carlito; o encontro foi muito bem elaborado, muito preparado, gostei e quero agradecer a todos que participaram, ao nosso coordenador Wanderson, a Dom Waldemar e irei participar outras vezes sempre que puder. Josiel, da Diocese de Jataí, disse ser importante a realização de encontros formativos como esse e destacou que “essas formações são muito importantes para levarmos o conhecimento que aprendemos às nossas comunidades”.





