Bispos recebem visita da diretora das Pontifícias Obras Missionárias

Nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, os bispos reunidos em Conselho Episcopal Regional (CONSER) desde o dia 24, receberam a visita da Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A iniciativa faz parte do projeto POM em saída, trata-se de um processo de reforma institucional das Pontifícias Obras que visa a proximidade da Igreja, isto é, estar próximo como organismo oficial da Igreja ligado ao papa a serviço da abertura universal de cada igreja local.


Na ocasião, ela falou aos bispos sobre quatro pontos específicos. Ir. Regina fez uma apresentação do projeto POM em saída, destacando a finalidade, as estratégias e uma visão de ação para a Igreja no Brasil nos próximos cinco anos.


Em seguida, a diretora das POM falou sobre a Campanha Missionária, destacando a Mensagem do Papa Francisco para o Mês Missionário, que já foi escrita, bem como a temática deste ano para a Campanha Missionária. “Conversei com os bispos sobre a importância de a Campanha Missionária ser dinamizada em cada Igreja local, em cada comunidade paroquial com todo o material que disponibilizamos para isso”.


Em terceiro lugar, Ir. Regina falou sobre a capilarização da ação das Pontifícias Obras Missionárias a serviço da consciência missionária com a criação de articuladores das Pontifícias Obras dentro de cada Conselho Missionário Regional (COMIRE) e depois consequentemente nos COMIDIS (Conselhos Missionários Diocesanos).


No último ponto da pauta, a religiosa falou aos bispos sobre o 6º Congresso Missionário Americano, que aconteceu em Porto Rico, no fim do ano passado e sobre o próximo Congresso Americano, que será em 2029, com sede no Brasil. “Recebemos esse presente de ser a sede do 7º Congresso Missionário Americano. Imaginem que há 30 anos isso aconteceu em Belo Horizonte (MG). Então eu coloquei um pouco para os bispos a beleza que foi receber esse convite, esse presente na realidade, e a necessidade de apresentação de candidaturas. Neste momento estamos recolhendo candidaturas das dioceses do Brasil que gostariam de sediar esse evento e tive a possibilidade de conversar aqui com os bispos do Centro-Oeste dizendo que é um evento que exige muito trabalho, mas que traz um presente muito grande para a Igreja local que o acolhe como possibilidade de aprofundamento da própria reflexão missionária e da própria prática missionária também”, afirmou.


Ainda no dia de ontem os bispos tiveram alguns assuntos de pauta e a reunião chamada de reservada. Nesta quinta-feira, 27, último dia de CONSER, os assuntos de pauta: cuidado com os presbíteros, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e Ano Jubilar, continuam.