Diocese realiza Simpósio Teológico sobre a Igreja

 

“Igreja como comunhão”, foi o tema do Simpósio Teológico sobre a Igreja, realizado nos dias 25 a 28 de abril, na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, que teve a participação dos membros do clero diocesano, religiosas, membros de comunidades de vida consagrada, candidatos ao diaconato permanente e fiéis leigos que atuam nas paróquias. O Simpósio foi assessorado pelo bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares, e faz parte da programação do Jubileu de criação da prelazia e diocese.

Durante os encontros Dom Henrique destacou os elementos teológicos da Igreja, que partem da própria Trindade, pois, “antes que o mundo existisse a Igreja já estava no coração de Deus”. O nome Igreja vem do grego Ekklesia, que é entendido como a reunião do povo para discutir as questões da vida cotidiana. No entanto, guarda ainda um sentido mais profundo: o da quahal, termo hebraico do Antigo Testamento, usado para designar a convocação do povo de Israel para estar junto de Deus, ouvir sua voz e dizer amém. É nesse sentido que se compreende a Igreja: a assembleia, a comunidade dos que foram chamados pelo batismo para ouvir a voz do Senhor e fazer sua vontade.

Por ser obra da Trindade, Dom Henrique destacava que “na Igreja tudo vem do Pai e tudo vai para o Pai” e desse modo, como a Igreja exerce a mediação entre a Trindade e os homens, “na Igreja a eternidade de Deus entra no templo humano e toca a história”.

O bispo destacou ainda que “Cristo não fundou (passado), mas Ele funda (presente) a Igreja. É algo sempre presente e atual, pois o tempo todo dá à Igreja Seu Espírito. Por isso, a Igreja vive do Espírito”. A súplica da Igreja é sempre para que, ao comungarmos o Corpo e Sangue de Cristo “sejamos reunidos pelo Espírito Santo e nos tornemos, em Cristo, um só corpo e um só espirito”. Esse Espírito é o Espírito de Cristo, derramado sobre a Igreja, de modo especial nos Sacramentos: aquilo que é proclamado na Palavra os sacramentos realizam.

O bom cristão ama a Igreja e procura conhecer e aprofundar-se na fé que professe para poder testemunhar mais eficazmente o dom do Espírito que recebeu pelo batismo e crisma.

 

 

Informações e fotos: Diocese de Rubiataba-Mozarlândia