Foram ordenados no dia 16 de novembro, sob a imposição das mãos de Dom João Wilk, bispo diocesano de Anápolis, cinco novos diáconos para o serviço da Igreja. A cerimônia aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. Os novos ministros ordenados são: Célio Rodrigues; Gean Cácio; Hiago Moreira; Marcus Vinícius e Matheus Oliveira. Eles assumem o primeiro grau do sacramento da ordem de modo transitório, como caminho de serviço em vista da ordenação presbiteral.
Em sua homilia, Dom João recordou aos eleitos para o ministério diaconal que devem permanecer firmes na fidelidade a Igreja, buscando a simplicidade e a modéstia no ser e no agir. Evocando a saudosa memória de Dom Dilmo, recordou o que o prelado costumava dizer acerca da temática da vocação: “é o encontro de duas liberdades. De um lado Deus, que escolhe e quer ter [o escolhido] a seu serviço, perto de si de modo especial e de livre e espontânea vontade […].” E, do outro lado, o escolhido que, tendo refletido nos anos que passou no Seminário e ciente da predileção que Deus tem por si, chega à conclusão de que é livre para abraçar definitivamente o amor de Deus. Lembrava que esse ato é grandioso, tanto da parte de Deus quanto do homem. “Da parte de Deus, que aposta no homem com todas suas qualidades, defeitos e medos […]” e da parte daquele que responde, pois “não sabe o que espera, a não ser o que está escrito nos livros que estudou no tempo de Seminário”.
Conforme Dom João, “diante das crises, de pensar por que eu sou diácono? A única resposta deve ser: porque Deus me escolheu primeiro e eu escolhi a Deus como minha resposta livre e de liberdade permanente para a vida toda”. Ele convidou os diáconos a fazerem um ato definitivo de entrega total e de abandono nas mãos de Deus.
Missão
No final da celebração, o bispo apresentou as missões para onde os diáconos serão enviados para desempenharem seu ministério diaconal: diácono Célio – pastoral junto ao bispo diocesano; diácono Gean – Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Girassol – GO); diácono Hiago – Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Paróquia Santa Bárbara (Pirenópolis – GO); diácono Marcus Vinícius – Paróquia São Pedro e São Paulo (Abadiânia – GO) e diácono Matheus Oliveira – Paróquia Santíssima Trindade (Anápolis – GO).
Leia a íntegra do conteúdo no site da Diocese de Anápolis. Clique aqui