No fim de semana, dias 22 a 24, o Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, acolheu o I Encontro de Design Gráfico Vocacional, promovido pela Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). Participam do evento representantes de cinco dioceses, seis congregações religiosas femininas e uma masculina.
A formação contou com a assessoria do padre rogacionista de São Paulo e diretor da Revista Rogate do Brasil, Reinaldo Leilão, que destacou a importância das novas tecnologias como importantes ferramentas para a divulgação da dimensão vocacional. Nesse âmbito, ele pontuou o domínio das artes gráficas como elemento agregador para o bom êxito do trabalho vocacional. Na prática, os cursistas foram orientados sobre como desenvolver artes em programas especiais como o Corel Draw.
Segundo o coordenador regional da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido, o curso foi motivado pela falta de profissionalismo na produção de materiais gráficos para impresso e internet, ainda bastante visível nas dioceses. “Não podemos continuar produzindo materiais sem qualidade. É urgente propor as vocações aos jovens, mas para isso precisamos apresentar a pastoral de forma profissional e atraente”, disse.
A pedido dos participantes, no próximo ano deverá acontecer uma nova formação em design gráfico vocacional voltado para o aprendizado de produção de logomarcas.
No fim da formação, os participantes receberam certificados.