O Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC) na Diocese de Ipameri foi celebrado nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Pires do Rio (GO). O evento promovido pelos servos da RCC com os Frades Menores, contou com momentos de louvor, curas, sentimento de gratidão e de fraternidade. O dia 14 foi marcado pela Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Pe. Gilmar Rodrigues. Já no dia 15 houve pregação proferida pelo Pe. Emerson Simplício, assessor do movimento. Em sua fala ele destacou a importância do Jubileu e comparou ao andar de um carro. “Não podemos somente olhar para frente ou para trás, mas sim reconhecer que se faz importante olhar no retrovisor, representando aqui todos aqueles que já passaram pelo movimento e ajudaram na difusão da misericórdia e amor de Deus”.
Dom José Francisco, bispo diocesano de Ipameri, participou do evento e presidiu a Santa Missa. Ele afirmou, em sua homilia, “que a Renovação Carismática é uma bênção de Deus para a Igreja Diocesana. Disse ainda que ao longo desses 50 anos, o movimento manteve a unidade eclesial junto aos jovens, evangelizando as famílias, as crianças, tendo um profundo amor e zelo pela Palavra de Deus, pela adoração ao Santíssimo Sacramento, pelas vigílias, pelos retiros, pela oração, pelo louvor e pela reverência filial à Santíssima Virgem Maria, bem como pela participação ativa nas santas missas”. Por fim, o bispo exortou para que “todos permaneçam firmes na fé e unidos aos sacerdotes, ao bispo diocesano e aos vários movimentos, às pastorais da Igreja, manifestando atenção à dimensão social, cuidando da presença de Jesus nos mais pobres e necessitados, escutando sempre docilmente a ação do Espírito Santo para viver, de maneira coerente, o caminho sinodal, como peregrinos de esperança”.
Weverton Aparecido de Oliveira, coordenador diocesano da RCC, também destacou a importância desses 50 anos de presença na Diocese de Ipameri. “Celebrar meio século de caminhada na fé e no Espírito Santo foi uma experiência transformadora, que nos fez sentir profundamente a presença de Deus em nosso meio”. Ele ainda sublinhou que um dos momentos mais significativos da celebração foi quando todos se reuniram em círculos, em oração. “Aquele instante nos uniu de maneira profunda, reafirmando nosso compromisso com a missão que o Espírito Santo nos confia: sermos portadores de Sua palavra, de amor e de esperança. A comunhão que sentimos entre nós foi um verdadeiro reavivamento, como o primeiro Pentecostes, quando todos ficaram cheios do Espírito e começaram a proclamar a Boa Nova com coragem e fervor”.
Alguns participantes da celebração deram o testemunho de que “onde há o Espírito de Deus, há liberdade, há vida, há transformação”. Destacaram ainda que “esses 50 anos não podem ser ponto de chegada, devem ser ponto de partida, de olhar para frente e continuar a missão”, sobretudo porque a presença da RCC na diocese é canal vivo do Espírito Santo de Deus. “Quantas conversões, quantas almas resgatadas, quantas famílias restauradas por causa desse poderoso sopro do Espírito Santo. A vinda do Espírito transforma homens fechados por causa do medo em corajosos testemunhos de Jesus”, destacou Weverton.
Por fim, ele pediu que “o Espírito Santo possa, através da intercessão de Maria Santíssima, continuar derramando cada vez mais bênçãos sobre nossas vidas e em nossa querida Diocese de Ipameri”.