Iniciação à vida cristã foi tema de congresso catequético na Diocese de Anápolis


No dia 21 de julho, o Centro de Convenções de Anápolis sediou o Congresso Diocesano de Catequese da Diocese de Anápolis, com o tema “Iniciação à Vida Cristã, no Caminho com Jesus. Fica Conosco, Senhor!”. A Catequese Diocesana é coordenada pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Belém na pessoa da Irmã Maria Aparecida. O Congresso atraiu quase 700 catequistas da Diocese e catequistas convidados da Diocese de Ipameri e da Arquidiocese de Brasília e contou com a presença dos bispos de Anápolis, Dom João Wilk que celebrou a Santa Missa para encerrar o Congresso e do saudoso bispo auxiliar Dom Dilmo Franco que com vigor abriu o evento com a 1ª Conferência. Ele conduziu o momento com palavras de fé, perseverança, e deu um novo ardor missionário aos catequistas. O congresso também teve a participação do Pe. Augusto Gonçalves, diretor espiritual da Catequese, e da Irmã Lúcia Imaculada, CNSB, vinda do Rio de Janeiro para abordar o ministério do catequista.


Durante a manhã, Dom Dilmo Franco conduziu a primeira conferência, abordando o tema central do evento e em seguida, foi a vez de Irmã Lúcia Imaculada, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Belém, discorrer sobre “O Ministério do Catequista”, destacando o papel crucial desses líderes na formação espiritual da comunidade.

O período da tarde foi dedicado às oficinas práticas, em que os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos e habilidades. Um dos pontos altos do evento foi a Santa Missa de encerramento, presidida por Dom João Wilk, que destacou em sua homilia a importância da Palavra de Deus e o papel vital dos catequistas e líderes espirituais na sociedade contemporânea, que anseia por “Deus e consolação”.


Ao final, a Comissão diocesana da Catequese expressou gratidão a todos os participantes, reforçando o compromisso contínuo com a formação e evangelização em suas comunidades. O Congresso proporcionou um valioso espaço de aprendizado para todos os catequistas, encerrando com uma atmosfera de gratidão e renovação espiritual que inspirou todos os presentes a se sentirem revitalizados para o serviço pastoral na Catequese.