Pastoral do Turismo vai discutir “Identidade e Missão” em encontro regional

Com o tema “Identidade e Missão da Pastoral do Turismo”, nos dias 22 e 23 de abril será realizado na sede da CNBB Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), O 1º Encontro Regional da Pastoral do Turismo. O evento é destinado a todos os interessados na temática (agentes de pastoral, guias de turismo, padres) e cada diocese pode enviar até quatro pessoas. As inscrições estão abertas até o próximo dia 18. Segundo o coordenador da pastoral, padre Daniel Aguirre Campos, é dar início à sistematização dessa dimensão diante dos novos desafios. A Pastoral do Turismo tem a missão de apoiar turistas e peregrinos, trabalhadores do turismo e as comunidades acolhedoras.

O primeiro encontro visa estabelecer um diálogo entre as lideranças das igrejas locais que compõem o regional, no sentido de manifestar preocupação com as demais violações dos direitos das populações que circundam muitos locais religiosos e alertar para o risco do aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como motivar as igrejas a acolherem bem os turistas e disporem de serviço religiosos para os mesmos. Para que isso se concretize, é necessário compreender melhor a missão da pastoral no contexto social.

Pastoral de serviço

A Pastoral do Turismo Religioso se insere na pastoral ordinária e ao mesmo tempo em conjunto com outras pastorais. Sua missão é apoiar os turistas, como também pessoas que vivem das atividades turísticas. É destinada às cidades que têm santuários e as cidades turísticas de modo geral. “O trabalho dessa pastoral é estar presente na realidade do turismo apoiando projetos de desenvolvimento solidário, dando atenção aos trabalhos de turismo e às pessoas que são exploradas nesse campo de atuação com uma longa jornada de atividades, sempre com o nosso testemunho, atenção, participação, atento à preservação das identidades culturais locais, religiosas, assumindo o combate à prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou o padre Daniel.

No Brasil, a pastoral integra o Setor Mobilidade Humana, da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz, da CNBB, cujo presidente é o bispo de Ipameri, Dom Guilherme Werlang.

 

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI