41º Encontro Regional de Presbíteros reuniu 94 padres das 12 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB

A Comissão de Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou nos dias 26 a 29 de agosto, na cidade de Uruaçu (GO) – Diocese de Uruaçu, o 41º Encontro Regional de Presbíteros, evento que reuniu 94 padres das 12 dioceses do regional. Juntos, eles refletiram o tema “Sacerdotes em tempo de mudança” o e lema “Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2 Tm 1,6).


A missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu (GO). Na ocasião, ele saudou todos os presbíteros participante do encontro destacando que é um momento bonito do regional em que os sacerdotes se reúnem para “estudar, para rezar e para revigorar a sua doação”. Ele ainda comentou que o Papa Francisco tem citado muito que o sacerdote é aquele homem próximo de Deus, do povo, do bispo e do presbitério e que é vivendo bem o seu ministério que ele faz a diferença na vida das paróquias e comunidades.


Durante os quatro dias encontro, que teve também a presença do bispo diocesano de Uruaçu, Dom Giovani Carlos, e do bispo de Ipameri, Dom José Francisco, os sacerdotes tiveram momentos de estudo e reflexão, oração, Santa Missa, palestras e confraternização. Dom Agamenilton Damascena, assessor do evento, destacou que o Encontro Regional de Presbíteros é um momento de fraternidade expandida entre os presbíteros da Igreja de Brasília e do estado de Goiás. Conforme explicou o bispo, o 41º ENP foi dedicado à apresentação do tema do Encontro promovido pelo Dicastério para o Clero que aconteceu no início deste ano, em Roma. “Transmitimos o conteúdo desse encontro porque entendemos que ele é muito valioso, muito precioso e abre muitos horizontes para as dioceses pensarem caminhos de formação contínuos dos seus sacerdotes e é uma manifestação e preocupação do Papa quanto à formação contínua dos padres”, afirmou.


Para o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, Pe. Joel Martins, da Diocese de Ipameri, o ENP é a oportunidade dos sacerdotes se conhecerem melhor, de conviver, de rezar, de se formar. Ele aproveitou para agradecer ao bispo de Uruaçu pela acolhida do evento em sua diocese. “Somos muito gratos a Dom Giovani que nos acolheu prontamente para este encontro e pedimos a todos que possam rezar pelo nosso Regional Centro-Oeste, por todos os padres do Centro-Oeste, por cada diocese, para que possamos dar cada vez mais esse testemunho de Cristo na comunidade para os irmãos e irmãs”.


A Diocese de Goiás participou do encontro com seis padres. Pe. Denis Divino da Silva, da Paróquia Santa Rita, na cidade de Goiás, disse que foi uma alegria participar com todos os irmãos sacerdotes e de poder refletir um tema tão pertinente que foi esse “Sacerdote em tempos de mudança”. “Somos homens chamados a esse serviço para levar a Palavra, o conforto, o acolhimento a todo aquele e aquela que buscam os nossos altares e ir ao encontro daqueles que às vezes estão distantes de nós”.


Pe. Luiz Alberto, da Arquidiocese de Goiânia, participa do Encontro Regional de Presbíteros há 33 anos sem faltar nenhum. Para ele, é uma alegria participar desse momento de fraternidade entre os padres do regional. “Para mim é um grande momento que estou presente sempre para celebrar com meus irmãos até mesmo meu aniversário que ocorre sempre na última semana do mês de agosto. Para mim é uma riqueza, um aprendizado, uma experiência profunda que eu adquiro aqui com os padres do Regional Centro-Oeste”.


O 42º Encontro Regional de Presbíteros já tem local. Será na Arquidiocese de Brasília. A data do evento será divulgada em breve.