39º Encontro Regional de Presbíteros realizado na Diocese de Jataí reuniu 84 padres

A Comissão de Presbíteros do Regional Centro-Oeste, realizou nos dias 22 e 23 de agosto, o 39º Encontro Regional de Presbíteros, com o tema: “O presbítero, um místico a caminho, e o lema: “É pela fé que o justo viverá” (Gl 3,11), desenvolvido pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Júlio César.

Na noite do dia 23, o grupo de 84 presbíteros das dioceses do regional, fez uma experiência muito bonita. Seguindo a proposta do bispo diocesano de Jataí, Dom Nélio Zortea, os padres e bispos participantes do encontro foram divididos em pequenos grupos para celebrarem em todas as Paróquias e Capela da cidade de Jataí.

Além das reflexões, celebrações e orações comunitárias, o encontro proporcionou um tempo de revitalização ministerial que se deu através da formação, da fraterna comunhão, partilha e lazer.

Na manhã da quarta-feira, 24 de agosto, o grupo participou do retiro que foi orientado por Dom Nélio, que incentivou à oração e partilha. “Permaneçamos com os olhos fixos em Jesus, pois nada é mais precioso senão o Senhor” disse ele. Dom João Justino – arcebispo de Goiânia – que já estava no encontro desde o dia anterior, presidiu a Celebração da Eucaristia no encerramento da manhã de retiro, refletindo sobre o valor da participação dos presbíteros nos encontros propostos pelo regional. A fraterna união também foi concretizada pela realização de uma tarde de lazer.

Com a oração das laudes, os participantes iniciaram a quinta-feira, 25 de agosto, e em seguida o padre André Luís – presidente da Comissão Nacional de Presbíteros -, foi convidado para desenvolver o tema: “Pastoral Presbiteral, orientações e perspectivas”. Em sua abordagem acentuou que a Pastoral Presbiteral é um lugar de comunhão com o bispo e com os demais presbíteros.

O encontro foi finalizado com a acolhida a Dom Waldemar Passini – Bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB – que veio para conviver com os padres e celebrar a Eucaristia. Em suas palavras, ele agradeceu a todos pelo empenho na realização de mais um ERP e motivou os padres à alegre comunhão presbiteral e a fazerem o místico caminho à luz do Cristo servo e obediente.

“Por maior e necessitada que seja de atenção a pastoral do Povo de Deus que lhe foi confiada, o bispo deve reservar uma solicitude muito particular à formação permanente dos seus presbíteros”. (DMVP 107). “Neste sentido queremos ressaltar e agradecer a presença constante de Dom Agamenilton – bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para os presbíteros do regional –, fazendo com que assim pudéssemos desfrutar da unidade tão desejada por Cristo, que rezou para que sejamos um e, para que, neste sinal de unidade o mundo creia. Gratidão também a todos os presbíteros pelo empenho em estar conosco nestes dias, valorizando assim essa proposta tão bela e rica da experiência fraterna que nos fortalece para a missão. Que o Senhor os acompanhe nesta caminhada, com sabedoria e a força do amor”, destacou o secretário da Comissão Regional de Presbíteros, padre José Adeenes Ribeiro, da Diocese de Uruaçu.

Com informações do Pe. José Adeenes