O 2º Módulo do Itinerário Catequético do Regional Centro-Oeste aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, nos dias 19 a 21 de agosto. O evento, que contou com a participação de 15 pessoas, teve como estudo o tempo do Catecumenato. De acordo com o Wanderson Saavedra, da coordenação da Pastoral Bíblica-Catequética do Regional Centro-Oeste, houve no encontro momentos de partilha e foi mostrado a importância do tempo do catecumenato. “Destacamos a importância do catequista neste tempo de aprofundamento, a necessidade de busca e de estar realmente na comunidade. Nossa formação teve esse aspecto de buscas, de mostrar o papel do catequista nesse processo de iniciação à vida cristã que no tempo do aprofundamento ele se mostra com mais firmeza e eficácia na caminhada a vida cristã. Hoje percebemos que muitas dioceses ainda estão engatinhando com a iniciação, então há necessidade dessa caminhada, desse itinerário catequético”, afirmou.
Para a irmã Maria Aparecida, coordenadora da catequese na Diocese de Anápolis, o itinerário ajudou os participantes a fazer sua própria experiência de Deus. “A Madre Madalena Cavalcante, que é fundadora da minha congregação, dizia que catequisar é ensinar a ver Deus nas coisas. Isso que fizemos no fim de semana: trocamos ideias, experiências e vimos que é sempre muito gratificante estarmos em busca de novas formações e mais conhecimento”. A irmã ainda disse que os participantes tiveram a oportunidade de ver a caminhada das dioceses presentes e representadas pelos seus coordenadores.
José Carlos, catequista e coordenador de Catequese na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, comentou que o itinerário oportunizou os presentes receberem orientações de como trabalhar a catequese de um modo mais amplo. “Recebemos orientações de como devemos articular esse processo de iniciação à vida cristã porque a gente sabe que esse processo requer novas disposições pastorais e é necessário termos a perseverança de ouvir a docilidade e voz do Espírito Santo. Nestes dias de estudo, trocas de experiências pastorais e discernimento, nós aprendemos que existe a possibilidade melhor na construção desse novo modelo, esse paradigma pastoral inspirado em pilares da Igreja Católica, inspirado em padrões já estabelecidos há muitos anos que as vezes ficam adormecidos. Nós queremos agradecer a toda equipe organizadora. Continuem realizando eventos como esse para os catequistas”.