Diocese de Rubiataba-Mozarlândia avalia vivência do Plano Diocesano de Pastoral

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia realizou no dia 23 de novembro, sua Avaliação Diocesana de Pastoral. Com o tema “Comunhão, participação e missão”, o evento, realizado no Centro Social Mãe da Divina Providência, em Mozarlândia, teve por objetivo avaliar o primeiro ano de vivência do Plano Diocesano de Pastoral (PDP) que tem validade até 2027.

O dia intenso de trabalhos teve início com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Agamenilton Damascena. No início da celebração, ele convidou todos os presentes: sacerdotes, religiosas, coordenadores diocesanos de pastorais, de movimentos, de serviços, representantes de paróquias e de novas comunidades a fazerem memória e agradecerem a Deus por tudo o que o aconteceu no ano de 2024. “Trazemos todo esse caminho feito neste ano, agradecidos a Deus e colocamos no altar da Páscoa do Nosso Senhor”, convidou a todos.

No auditório, durante os trabalhos da Avaliação de Pastoral, houve a abertura do evento e apresentação dos participantes conduzida pelo Mons. Vanildo Fernandes e, em seguida, o Pe. Ítalo Breno, coordenador geral da Avaliação, fez a apresentação da síntese diocesana, isto é, das respostas das lideranças sobre o Plano Diocesano de Pastoral: Como o PDP chegou e se chegou até a sua paróquia? Quais as dificuldades de assimilação do PDP sua paróquia/pastoral? Quais as sugestões para tornar o PDP mais conhecido e favorecer assim a sua implantação e adesão no âmbito paroquial? Outras observações/sugestões. Após as respostas houve espaço para quem quisesse comentar. Ainda no período da manhã, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para refletirem e sugerirem caminhos para uma vivência mais eficaz do Plano Diocesano de Pastoral nas diversas realidades da diocese. A apresentação dos trabalhos foi feita no período da tarde.

A Avaliação Diocesana de Pastoral contou ainda com momentos de oração do Terço da Misericórdia, momentos de fraternidade entre os participantes, comunicados das pastorais, movimentos e serviços da diocese e a palestra do Dom Agamenilton Damascena, na qual ele ofereceu caminhos para a aplicação do PDP nas paróquias. “O Plano de Pastoral é fruto da nossa fé, houve um caminho de discernimento e quem não participou do processo é convidado a entrar, não estamos sozinhos nesse caminho, Jesus caminha conosco, Maria vai ao nosso lado, nossos santos padroeiros intercedem por nós, temos o bispo, os padres, as religiosas, os leigos e leigas, é o povo de Deus a caminho do reino definitivo, exorto todos a guardarem a comunhão na caridade, somos Igreja, a nossa unidade é profecia, é sinal para que o mundo creia, aprendamos a agir como corpo, evangelizar como corpo, é o corpo que se move junto por meio dos seus vários membros, animados pelo mesmo espírito, mas é o corpo que se move, o corpo que é formado por diferentes membros”.

Leia a íntegra do conteúdo no site da Diocese. Clique aqui